Instruções para Apresentação de Trabalhos Científicos (Resumos)

 

a. Texto: deve incluir título, autores, instituições envolvidas, indicação de auxílio ou bolsa e o resumo do trabalho – o resumo não deverá exceder 30 linhas (incluindo as linhas em branco) -, com margem esquerda de 2 cm e direita de 1,5 cm, em papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm). No total o texto deve conter no máximo 3.500 caracteres (com espaços).

b. Fonte: “Times New Roman” no tamanho 10.

c. Título: em letras MAIÚSCULAS, com todas as palavras, sem abreviaturas e sem ponto final no título. Limitado a 100 caracteres, incluídos os espaços e sem abreviaturas.

d. Autores: em letra maiúscula e sem negrito, tipo normal, escrito no formato que deverá ser utilizado para citação (sobrenome e nome, completos e sem abreviações).

e. Instituições envolvidas: em letra minúscula, relacionando com número(s) o(s) autor(es), quando mais de uma Instituição ou de um Departamento (Universitário) estiverem envolvidos.

f. Espaço: simples. Entre título, autores, Departamento/Instituição e texto, deixar uma linha em branco.

g. Indicar, no fim do texto, apenas auxílio financeiro. Quando houver mais de uma agência financiadora, separá-las com ponto e vírgula.

h. Os pôsteres deverão ser apresentados no modelo disponibilizado pela Comissão Científica do Evento.

i. Os resumos deverão ser redigidos em português ou inglês, de forma contínua, sem subitens, apresentando: Introdução (com objetivos especificados), Métodos, Resultados e Conclusão. Para trabalhos apresentados na forma de relatos de casos a estrutura será a seguinte: Descrição do Caso, Avaliação, Intervenção e Conclusões.

11. Os Resumos deverão ser redigidos com clareza, sem erros ortográficos e gramaticais, e dentro da formatação descrita nas normas, caso contrário serão recusados. Não serão aceitos resumos que contiverem apenas propostas de trabalho ou que forem enviados fora das especificações descritas.

12. Não serão aceitos resumos enviados por meio de fax ou correio. O endereço eletrônico do primeiro autor será o mesmo em que ele receberá a confirmação de recebimento do trabalho. Por isso, é importante que os dados estejam corretos e seja utilizado sempre o mesmo endereço eletrônico.

13. Em caso de apresentação de várias comunicações que informem reiteradamente sobre diferentes aspectos da mesma população de estudo, a Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos se reserva o direito de solicitar aos autores a realização da fusão das mesmas.

Template-Resumo.doc (35 kB)

 

Instruções para Apresentação de Trabalhos Científicos (Pôsteres)

 

 

 

 

 

 

Os autores deverão apresentar resumos de seus trabalhos seguindo rigorosamente as “NORMAS DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS” (veja modelo), elaboradas pela Comissão Organizadora do evento. A decisão da Comissão Científica na aprovação e premiação dos trabalhos será considerada inapelável.

Orientações para apresentação dos painéis:

1. O tamanho recomendado é de 90 cm de largura e 120 cm de altura.

2. Cada painel deverá conter no alto, em destaque, os seguintes itens: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), a filiação dos mesmos (Instituição/Lab/Depto/Centro…) e e-mail do autor principal. Deverão ainda ser apresentados os seguintes itens: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, e Bibliografia (opcional). No final do painel deve ser indicado o nome do órgão financiador da atividade.

3. Fontes:

.: Título do trabalho – Times New Roman, 72, negrito.

.: Nomes dos autores – Times New Roman, 48, negrito.

.: Filiação – Times New Roman, 36, negrito.

.: E-mail do autor principal – Times New Roman, 36, itálico.

.: Texto – Times New Roman, 36.

.: Títulos dos ítens constantes do trabalho, isto é, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusão, etc… – Times New Roman, 48, negrito.

.: Bibliografia – Times New Roman, 36.

 

Template-Pôster